Idosos: é proibido cair!
Entre os idosos, as quedas estão entre as principais causas de mortes e de ferimentos. Também é a causa mais comum de lesões não fatais e de internações hospitalares por trauma.
De todas as fraturas relacionadas à quedas, as fraturas de fêmur e de quadril causam o maior número de mortes, levando a problemas de saúde mais graves e a redução da qualidade de vida do idoso.
À medida que envelhecemos, os nossos sentidos, os nossos reflexos e a nossa coordenação diminui. Algumas doenças e muitos medicamentos que tomamos pioram o nosso equilíbrio, causando tonteiras e quedas. Além disso tudo, há a osteoporose (mais comuns em mulheres) – uma doença que torna os ossos mais propensos a ocorrer fraturas.
Há muitas dicas que o familiar ou o cuidador de idosos podem aprender para evitar quedas e a possibilidade de quebrar um osso:
Faça o preventivo dos ossos – a densitometria óssea. O médico do idoso poderá prescrever medicamentos que farão seus ossos mais fortes e difíceis de quebrar.
Bebidas alcoólicas podem piorar os reflexos e equilíbrio do idoso. Falar das consequências é desnecessário.
Oriente o idoso a levantar-se devagar da cama e da cadeira, para não sentir tonteira.
Evitar extremos de temperatura em sua casa (cômodos muito quentes ou muito frios), pois eles podem fazer o idoso ficar tonto.
Oriente o idoso a usar calçados com solado de borracha e de saltos baixos.
Sempre oriente o idoso a segurar o corrimão das escadas.
Nunca deixe o idoso subir em uma cadeira para pegar alguma coisa no armário ou guarda-roupa.
A casa pode ser o lugar mais perigoso do mundo para o idoso. Portanto, ela deve ser sempre bem iluminada e sinalizada.
Nunca deixe o idosos transportar qualquer pacote que vai obstruir a sua visão do próximo passo.
Monte barras de apoio nos banheiros, principalmente em volta do vaso sanitário (seria ótimo elevar a altura do vaso sanitário) e dentro do box.
Coloque tapetes antiderrapantes em todas as superfícies que podem se molhar, especialmente banheiras e chuveiros.
Oriente o idoso para deixar a espuma de sabão ir pelo ralo antes de sair do chuveiro. Se o idoso está propenso a cair, use uma cadeira de banho e não se esqueça das barras de apoio no box. O banheiro, repito, é o lugar mais perigoso da casa para os idosos!
Colocar luzes para noite e interruptores de luz perto da cama do idoso.
Mantenha o telefone perto da cama do idoso. Durante o dia, deixe um telefone sem fio perto do idoso, para facilitar sua comunicação.
Retire todos os tapetes da casa. Podem ser bonitos, mas são também responsáveis pela quedas e fraturas em muitos idosos.
Deixar sempre fechadas as portas de armários e gavetas, para que o idoso não tropece e caia. Evitar muitos móveis nos locais de circulação da casa.
Quando chover, considerar o uso de uma bengala ou somente deixe o idoso sair com uma companhia que lhe dê apoio.
Ao entrar nos cômodos da casa, oriente o idoso a olhar para as diferenças nos níveis de piso.
Assegurar que todos os cômodos de sua casa tem um interruptor de luz perto da entrada.
Se o idoso está com problemas de equilíbrio ou caiu algumas vezes, leve-o urgentemente ao geriatra. Uma boa avaliação geriátrica poderá minimizar ou até corrigir os problemas de equilíbrio e quedas.
Outra dica importante para o idoso em perigo de quedas: fisioterapia de longo prazo, onde o profissional fisioterapeuta poderá trabalhar a força motora dos membros inferiores, a marcha, a postura e o equilíbrio.
Tenha especial cuidado com animais de estimação em casa.
Fonte: Márcio Borges - Geriatra (Site Cuidar de Idosos)